Parlamentar afirmou que vai apresentar requerimento convocando o secretário de Infraestrutura do município à CMM, para esclarecimentos sobre obras
O vereador Caio André (União Brasil) denunciou, nesta terça-feira (10/09), durante o Grande Expediente na Câmara Municipal de Manaus (CMM), possíveis problemas de infraestrutura no viaduto Márcio Souza, que vai interligar as avenidas Governador José Lindoso (avenida das Torres) e Efigênio Salles. O vereador destacou que a obra aparenta ter o mesmo problema que a alça liberada para tráfego do viaduto Rei Pelé, na zona leste, que inicia com duas faixas de trânsito e finaliza com apenas uma.
“Nós temos a preocupação porque, pelo que tudo indica, mais uma vez a Prefeitura de Manaus transferiu a responsabilidade de elaboração do projeto e da construção daquela obra para uma empresa através do Regime de Contratação Diferenciada. Regime esse que já apresentou problemas no viaduto da avenida Max Teixeira, onde a Prefeitura teve que fazer uma intervenção depois de inaugurado, e agora, no viaduto Rei Pelé, que a atual administração, de uma forma inédita, inaugurou somente uma alça da obra, e que já demonstra que tem sérios problemas em relação à fluidez do trânsito”, enfatizou Caio André.
O Regime Diferenciado de Contratação Integrado contrata empresas que se inscreveram no certame, para a construção de obras públicas, cabendo ao Executivo Municipal analisar o melhor projeto apresentado, para que seja executado o serviço.
De acordo com o parlamentar, o problema de afunilamento da via apresenta falta de compatibilização do viaduto com a geometria da via existente, o que pode gerar pontos cegos e aumentar o risco de colisões, além de não considerar o aumento populacional e fluxo de veículos da cidade nos próximos anos.
“O Executivo Municipal precisa nos apresentar como ficou o projeto final e responder quais são as alternativas que a Prefeitura enxerga em relação àquele viaduto. O que não podemos é esperar inaugurar mais uma obra que visivelmente não trará fluidez ao trânsito. E pior, trazer mais um gargalo no trânsito da cidade de Manaus, dificultando ainda mais a mobilidade urbana da nossa cidade. Não é isso que a população de Manaus espera”, disse.
Caio André também informou que irá apresentar um requerimento para que o Secretário de Infraestrutura do Município faça esclarecimentos acerca dos problemas que as obras estão apresentando.
“Foram muitos recursos empregados pelo Governo do Estado, mais de R$ 900 milhões até o momento, e nada de prestação de contas, assim como não houve prestação de contas de nenhum dos quatro empréstimos feitos pela Prefeitura de Manaus, autorizados por esta Casa. Mais do que o poder, nós temos o dever de fiscalizar. Faço um apelo para que nós possamos fazer esse convite ao secretário, para que ele venha a esta casa e traga as explicações”, finalizou.
Comments