Search

Caio André reforça Programa Estadual de Combate ao desperdício e à perda de alimentos


De propositura do vereador Caio André (PSC), o plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), recebeu na sexta-feira (27/08) a audiência pública sobre o desperdício de alimentos nas feiras de Manaus. A audiência contou com a presença do secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Renato Frota Magalhães e de Carlos Henrique Silva, Coordenador do Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos da Secretaria Estadual da Produção Rural (Sepror), que, segundo o vereador, é uma ferramenta não só de combate ao desperdício, mas uma grande ajuda às famílias em vulnerabilidade alimentar.


De acordo com o vereador, a audiência surge para apontar formas de como evitar o descarte de alimentos que ainda são passiveis de consumo e que o programa de combate ao desperdício é o principal canal para isso.


“Nós tivemos uma explanação muito elucidante pelo coordenador Carlos Henrique, e mostrou que nós temos a saída para combater esse problema. Nos reunimos para apresentar soluções e não problemas. Por isso, acredito que saímos daqui com essa missão cumprida, pois já temos o Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos, que é uma ação de suma importância, mas que precisa de massificação e seja conhecida por feirantes, donos de restaurantes e produtores para que possam contribuir e fazer essa ação ainda maior” pontou, Caio André.


O programa existe desde o ano de 2016 e tem como objetivo combater o desperdício e a fome. Segundo Carlos Henrique, o principal produto do programa é a tecnologia social que é um conjunto de técnicas, metodologias transformadoras, desenvolvidas e aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida. Para Carlos, a audiência foi um marco e que, a partir de então, o programa deverá crescer e dar mais certo.


“O mais importante dessa tribuna popular é a sinalização para a sociedade manauara que nós temos um programa de combate ao desperdício e a fome, que mesmo saindo nas mídias, a maior parte da população não tem conhecimento disso. Tenho certeza que a partir dessa audiência, teremos mais pessoais fazendo parte do programa doando e mais entidades que irão nos procurar em busca desse alimento”, destacou Carlos Henrique.




Ao parabenizar o vereador Caio André pela propositura, o secretário Renato Frota frisou que a prefeitura sempre estará presente em ações que beneficiem a população da cidade. “Estou muito feliz em participar dessa audiência porque vi muito sinceridade em todos os entes envolvido nela. Parabéns ao vereador por trazer esse assunto de extrema importância e relevância para a sociedade, pois são toneladas de alimentos que são jogados fora. Quero ressaltar que a prefeitura de Manaus, na pessoa do nosso gestor David Almeida, estará sempre atuante, e mais que isso, um parceiro, quando o assunto for ajudar as pessoas de Manaus”, finalizou.


Texto: Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom//CMM

0 views0 comments