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Em Tribuna Popular, Caio André destaca importância de identificar e acompanhar transtornos psicológicos nas escolas

Parlamentar reforçou a necessidade de profissionais capacitados em salas de aula, para o desenvolvimento de alunos com transtornos como TDAH e Dislexia



O vereador Caio André (União Brasil) realizou, nesta quarta-feira (25/09), uma Tribuna Popular na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para discutir a importância de adotar medidas para identificar e acompanhar transtornos psicológicos como o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), o Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI), o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e a Dislexia; em alunos da rede pública e privada de Manaus


“Estamos vivendo em uma época em que a saúde mental ganha cada vez mais destaque, e é fundamental que nós, como educadores, pais e membros da comunidade escolar, estejamos atentos a essa questão. Os transtornos psicológicos podem afetar significativamente o desempenho acadêmico e a qualidade de vida dos alunos. Muitas vezes, esses jovens enfrentam desafios que vão além das dificuldades habituais da adolescência”, enfatizou o vereador Caio André, propositor da Tribuna Popular.


A Tribuna Popular contou com a participação de parlamentares da 18ª Legislatura, além de especialistas para a discussão do tema, como a psicóloga e pedagoga com formação em TDAH, Sandra Reis.


“A pessoa que tem TDAH tem condição de conviver com o transtorno, desde que seja tratado, identificar as vulnerabilidades, as dificuldades e montar estratégias. É possível formar em qualquer faculdade, chegar a ser pós-doutor, e ter uma qualidade de vida normal. Sabemos que os professores vão conviver com outros transtornos, também, em sala de aula, e uma tribuna como essa é muito importante para que nós possamos trocar ideias, entender esses transtornos e formar uma equipe para ajudar as nossas crianças”, destacou a psicóloga.


O vereador Caio André classificou o tema como urgente e necessário para despertar a empatia e compreensão da sociedade.


“Vamos juntos trabalhar para garantir que todos os nossos alunos tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial, independentemente das dificuldades que possam enfrentar. Ao identificarmos e acompanharmos alunos com transtornos psicológicos, não estamos apenas ajudando indivíduos, mas formando cidadãos mais conscientes e solidários, que estarão melhor preparados para enfrentar os desafios da vida”, finalizou o parlamentar.

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