top of page
Search

Fundação de Desporte e Lazer poderá ser criada a partir de Indicação de Caio André


Com vasta experiência em gestão pública esportiva, o vereador Caio André (PSC), comemorou a aprovação na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na semana passada, da sua indicação ao executivo municipal, para a criação da Fundação Municipal de Desporto e Lazer (Fundel). Para o vereador, todos os projetos esportivos aprovados no Plano Plurianual (PPA) e o orçamento destinado ao setor pela Lei Orçamentária Anual (LOA), devem ser geridos por uma pasta específica e a Fundel seria a melhor opção.


“Conversei com o prefeito David Almeida e ele recebeu muito bem essa indicação. Ele tem o objetivo de dar uma atenção melhor ao esporte, a prova disso é que no orçamento e no PPA, estão inseridos projetos esportivos. Na conversa eu disse a ele que seria importante que as atividades finalísticas do esporte, tanto as que estão presentes na LOA quanto no PPA, não ficassem sob uma pasta, como está hoje, à margem do que o esporte merece e necessita. Então, sugeri a criação da Fundel”, explicou o vereador.


O parlamentar contou ainda que o prefeito pediu que a ideia fosse amadurecida, então, o vereador usou da sua expertise e experiência na gestão municipal esportiva, com mais de seis anos dedicados às extintas secretarias municipais de Desporto e Juventude (Semdej) e Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), e já criou uma minuta que será apresentada aos técnicos da Prefeitura.


“Eu já montei toda estrutura organizacional e o Estatuto da Fundação, fiz uma minuta sugerindo a criação e já enviei, em anexo, essa minuta para que os técnicos da prefeitura estudassem o assunto. Eu conheço bem essas estruturas, pois já tive passagem pelas secretarias municipais de esporte, fui gerente de praças esportivas, gerente de esporte, assessor jurídico, diretor de Departamento de Desporto, diretor executivo e até subsecretário”, falou o vereador ao ressaltar a estrutura que poderá ter a fundação.


“Então, eu conheço os trabalhos dessas pastas e o que a Lei Orgânica do Município preconiza em relação ao esporte, que é o Desporto de participação ou esporte comunitário e de iniciação esportiva. A ideia é que essa fundação fique dentro da secretaria de educação do município, sendo uma fundação pública, aproveitando os espaços da antiga Semjel. Na organização, deixamos a possibilidade de receber recursos privados, públicos e de parcerias públicos-privados. Enfim, montamos uma minuta que dá ao prefeito a possibilidade da criação de uma unidade gestora do esporte sem aumentar o número de secretarias e cargos públicos, no entanto, prestar à atenção que o esporte merece”, finalizou.


Texto: Assessoria de Comunicação do vereador

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

2 views0 comments
bottom of page